segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Descrevendo o Jogo da Transformação

O JOGO DA TRANSFORMAÇÃO recria em miniatura a jornada da alma através da vida, um instrumento simples mas muito poderoso e efectivo de entendimento de como conduz a sua vida. E é através desse entendimento que poderá dar os passos necessários para a sua transformação. Como num jogo lúdico, o jogador lança um dado e, conforme o número, vai parando em diversos tipos de casas; dependendo da casa, as qualidades do jogador vão ser destacadas, padrões cristalizados vão ser identificados, portas de inspiração e criatividade vão ser abertas ou novas perspectivas para os desafios actuais vão ser exploradas.

Tabuleiro do Jogo da TransformaçãoO TABULEIRO simboliza o mundo dos jogadores: a parte central é a fonte de toda vida, onde tudo nasce e começa, e cada jogador tem um caminho de vida a seguir. Movendo-se por esse caminho, o jogador é capaz de aprofundar o entendimento da maneira como ele opera nos planos físico, emocional, mental e espiritual. Na vida nós trabalhamos os 4 PLANOS simultaneamente, cada plano se destacando mais em determinadas épocas da vida, mas no JOGO, os planos vão ser trabalhados um por vez e então, certamente, o jogador vai perceber qual é o plano que está a precisar de mais atenção naquele momento. Isto porque o JOGO tem o que se poderia chamar de INTELIGÊNCIA PRÓPRIA. As criadoras do JOGOchamam de DEVA ou ANJO DO JOGO DA TRANSFORMAÇÃO. Essa inteligência proporciona uma sincronicidade entre os jogadores e as cartas o que faz vir ao de cima e ser mostrado “aquilo que precisa de ser visto e observado”. Essa sincronicidade em geral já começa a se manifestar na formação dos grupos, porque mesmo quando são formados por pessoas desconhecidas, existe sempre uma energia muito harmónica fluindo entre os jogadores.

O jogo é composto por:

  • 400 Fichas de consciência, que descrevem qualidades e energias que todos nós possuímos, conscientemente ou não, e que podem estar a precisar de ser destacadas. São 100 bónus deCONSCIÊNCIA para cada um dos 4 níveis.
  • 100 Cartas de INSIGHTS, que trazem mensagens que podem enfatizar passos que o jogador deve ou já está a dar, para realizar as suas metas; podem apontar uma verdade que o jogador deve se lembrar; pode trazer à mente do jogador uma qualidade em particular ou um comportamento que teve resultados positivos em alguma ocasião passada e ao qual ele pode se reportar quando numa situação difícil (como um actor de teatro); pode ainda apontar a direcção a ser tomada para a realização de um objectivo. Acima de tudo, a carta de INSIGHT expande a consciência do jogador.
  • 100 Cartas de BLOQUEIOS, que são frases ou mensagens que trazem à tona um obstáculo ou uma limitação ao crescimento do jogador; são cartas que fazem o jogador reconhecer ou sentir a dor que esse obstáculo lhe traz e descobrir maneiras de eliminá-lo. As cartas de BLOQUEIO vêm acompanhadas de fichas de DOR, que podem atrasar o progresso do jogador na sua caminhada.
  • 52 Carta de ANJOS. A presença angelical permeia a existência da Fundação Findhorn e faz parte dela: foi através da ajuda dos Anjos ou Devas, ou ainda Espíritos da Natureza, que DOROTHY MACLEAN, uma das fundadoras da comunidade, pode orientar PETER CADDY a formar os jardins de Findhorn, que seriam o cartão de apresentação da comunidade. Os ANJOS trazem ao jogador as qualidades de energia que ele necessita para conseguir caminhar no seu tracjeto de vida e atingir seu objectivo.
  • 20 Cartas de FEEDBACK UNIVERSAL, que são avaliações sobre as consequências das acções escolhidas pelo jogador quando ele lança mão de seu LIVRE ARBÍTRIO ou de sua INTUIÇÃO. Essas avaliações podem trazer mais CONSCIÊNCIA se as consequências tiverem sido positivas, ou podem trazer DOR se as consequências tiverem sido negativas. Porque quem toma a decisão de agir de uma forma ou de outra pode estar com a melhor das intenções, mas as consequências de seu acto podem não ser positivas.

Todas as cartas são colocadas sobre o tabuleiro, juntamente com as pedras individuais de marcação do caminho dos jogadores e a moeda do FLASH INTUITIVO.

A primeira coisa que os jogadores fazem é esclarecer seu OBJECTIVO ou PROPÓSITO de transformação para aquele JOGO. Cada jogador já vem para o JOGO com esse OBJECTIVO em mente.

Antes de nascer, cada jogador recebe seu ENVELOPE DO INCONSCIENTE, que ele vai preencher com cartas de INSIGHTS, de BLOQUEIOS e de ANJOS, indicando pontos fortes, desafios, energias e qualidades interiores que têm a ver com seu propósito de jogo.

Cada jogador coloca seu marcador na FONTE e vai lançar o dado para nascer. Depois de nascer, o jogador vai caminhar através do seu caminho de vida, trazendo o seu INCONSCIENTE pelos NÍVEISfísico, emocional, mental e espiritual, e para cada nível existe um CARTÃO de cor diferente onde se vai colocando as cartas. Para passar de um nível para o outro é necessário ter determinadas cartas, preencher certos requisitos.
O processo de se mover de casa em casa é dinâmico e cada jogador tem oportunidades de exercitar sua iniciativa e criatividade, de compartilhar experiências pessoais e de interagir com os outros jogadores.

Intenção de Jogo - o que é?

Pode trazer qualquer questão para o Jogo da Transformação e esta depois de formulada como uma intenção, lhe servirá para o guiar através do seu percurso no jogo. Jogar o jogo através de uma intenção é uma maneira de o fazer entrar em contacto com a sua sabedoria interior e criatividade para que lhe traga inspiração na área de vida que se está a sentir preso ou que necessita de ajuda.
Abaixo encontra alguns exemplos de questões que alguns jogadores trouxeram ao jogo. Elas são sempre expressas na forma de intenções. Para que retire o máximo do Jogo encorajo-o a ir pela Intenção que oferece um "risco maior"- aquela onde mais gostaria encontrar direcção, em vez de outra que se apresenta mais superficial e segura.

  • "Eu tenciono libertar o meu medo de intimidade"
  • "Eu tenciono compreender os bloqueios a nível de expressar os meus sentimentos"
  • "Eu tenciono entender e libertar os bloqueios que me impedem de expressar a minha criatividade"
  • "Eu tenciono liberta-me da resistência de tomar uma decisão na minha vida"
  • "Eu tenciono receber insight acerca da insatisfação que sinto na minha vida pessoal"
  • "Eu tenciono obter claridade nas minhas aspirações a nível de trabalho"
  • "Eu tenciono remover o meus bloqueios que me impedem de ter prosperidade financeira"
  • "Eu tenciono compreender e libertar os conflitos na minha relação amorosa"
  • "Eu tenciono libertar o meu medo de ser bem sucedido"
  • "Eu tenciono livrar-me do stress relacionado com o meu trabalho"
  • "Eu tenciono libertar os bloqueios que me impedem de nutrir e honrar o meu corpo físico"
  • "Eu tenciono libertar os bloqueios que me impedem de comprometer a uma relação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário