segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um pouco de História, a origem da criação do jogo

Origem do Jogo

FindhornO JOGO DA TRANSFORMAÇÃO foi idealizado originalmente por JOY DRAKE, por volta de 1976, quando ela estava a morar em Findhorn. A ideia germinou alimentada por muitas influências: orientação recebida durante meditações no Santuário de Findhorn, criações em vivências de grupo, um jogo Tibetano e experiências em workshops.

JOY DRAKE quis recriar com o JOGO DA TRANSFORMAÇÃO a experiência de se viver na Fundação Findhorn, uma comunidade holística no norte da Escócia. Ela queria que as pessoas pudessem aprender as lições e receber os insights que o ambiente dessa comunidade propícia, sem haver a necessidade de lá viver por 3 anos ou mais. Usando as palavras dela: "O JOGO é uma maneira de destilar a essência do processo educacional que acontece quando começamos a encarar a vida como uma arena de aprendizado." Ou seja, aprenda no dia a dia as suas lições, eleve seu nível espiritual começando a entender como agir perante os factos mais corriqueiros, traga o espiritual para a sua vida prática. Apesar da ideia original ter sido de Joy Drake, ela é a primeira a afirmar que muitas pessoas se envolveram no desenvolvimento do JOGO.
Uma dessas pessoas foi KATHY TYLER que, em 1978, formou uma parceria altamente criativa com Joy. A experiência de Kathy como professora de meditação e seu alto nível de conhecimento interior ajudou a refinar o campo energético do jogo, trazendo mais foco, claridade e uma compreensão intuitiva para o processo de trabalho interior. Tanto a parte material do equipamento do jogo quanto a estrutura dos workshops foi optimizada e surgiu então essa versão comercializada, também para que os participantes dos workshops pudessem levar para casa o instrumento de sua experiência.
Muitas horas foram passadas pelo grupo de dedicados colaboradores, debruçados sobre modelos de tabuleiros, sujeitos a intensas sessões de brainstorming e feedback, longas discussões filosóficas sobre assuntos como a natureza da dor, criatividade, Deus, espiritualidade, inteireza, como o mundo funciona e muitos outros tópicos.
Desse grupo começou a fazer parte a MARY INGLIS, que depois se tornaria sócia da Innerlinks e sua representante na Europa.

Tabuleiro originalA primeira versão do jogo foi utilizada em 1978como parte de um seminário chamado "The Art of Synthesis" - A Arte da Síntese. Foi realizado no salão de festas de Cluny Hill College, na Fundação Findhorn, sendo o "caminho de vida" do jogo criado no soalho, com vinte jogadores e cinco facilitadores. Esta versão ainda é jogada em Finhorn e chama-se hoje de "Planetary Game".

Criadoras do Jogo

As criadoras do Jogo da Transformação, Joy Drake e Kathy Tyler, são sócias fundadoras da InnerLinks Associates, empresa que hoje está baseada na Carolina do Norte e que oferece workshops, cursos de formação e consultoria junto a organizações. Elas tem grande experiência na construção e desenvolvimento de produtos que catalisem mudanças criativas: Cartas dos ANJOS ®, o Jogo da Transformação © e a versão para ambientes organizacionais denominadas "Frameworks Coaching Process – FCP", "Frameworks For Change Program ® - FFC". Joy e Kathy treinam facilitadores no mundo todo e são membros da Fundação Findhorn na Escócia.

  • Joy Drake

    Joy DrakeJoy Drake foi parte do corpo docente da Fundação Findhorn de 1971 até 1985. Durante este período ela ocupou diversas posições e responsabilidades, inclusive o cargo de Diretora da Educação Interna, Diretora de Pessoal, Encarregada de Admissões e Coordenadora do Programa de Orientação.

    O Jogo da Transformação © começou como um passatempo em 1976, gerado pela necessidade que Joy sentia de comunicar seus conhecimentos de formação de uma comunidade e de prestar serviço usando princípios espirituais. Usando sua própria vivência, ela foi capaz de inspirar a criação de um ambiente de aprendizagem único que propiciava aos participantes acelerar mudanças em sua vidas através de uma expansão da consciência pessoal e do conhecimento espiritual.

    Pela vontade de Joy de trabalhar em cooperação com o espírito e de sua dedicação às transformações pessoais e planetárias, o Jogo da Transformação © surgiu como um fantástico catalisador de mudanças.

  • Kathy Tyler

    Kathy TylerKathy Tyler fez parte do corpo docente da Fundação Findhorn de 1978 até 1985. Como educadora e conselheira, ocupou posições na Fundação tais como Chefe do Grupo Governante Interno, Diretora de Pessoal e Conselheira do corpo de assistentes dos departamentos e dos grupos de projetos.

    Com um passado voltado para gerência de negócios e também como professora de meditação, ela uniu-se à Fundação como mais um passo na direção de seu caminho espiritual. Kathy se envolveu com a criação do Jogo da Transformação © em 1979. Como uma extensão natural de seu entendimento intuitivo do desenvolvimento evolutivo da psique humana, ela pode contribuir em profundidade com a compreensão e as correntes internas do processo. Através da sua dedicação e do seu discernimento espiritual, ela tornou o jogo um instrumento refinado que demonstra o poder da responsabilidade pessoal nos processos de mudança.

  • InnerLinks Associates

    InnerLinks Associates é uma companhia internacional de formação e de consultoria, fundada por Joy e Kathy em 1980, quando ainda viviam na Fundação Findhorn. Desde 1986 elas moram nos Estados Unidos onde pesquisam, desenvolvem e comercializam uma variedade de instrumentos inovadores de mudanças. InnerLinks dá suporte no exterior às várias versões do Jogo da Transformação © e conduz seminários, programas de formação e consultoria, tudo para estimular a criatividade pessoal, o aprendizado de grupo e o desenvolvimento organizacional. Joy e Kathy têm experiência na direcção de grandes grupos em conferências, eventos e seminários residenciais. Tanto Kathy quanto Joy foram assistentes na Universidade de Antioch em Seattle e na Universidade de Washington.

  • InnerLinks Associates na Europa

    A InnerLinks continua afiliada a Fundação Findhorn, conservando aí um escritório de atividades.

    Mary InglisMary Inglis, membro da Fundação há mais de 25 anos e representante da mesma há mais de 15 anos, é sócia e diretora da InnerLinks no Reino Unido. Mary dirige cursos e programas de treinamento para desenvolvimento pessoal e transformação, assim como de formação de facilitadores, e dirige também os representantes da InnerLinks na Europa, África do Sul e América do Sul.


  • A especialidade da InnerLinks é ajudar indivíduos, grupos e organizações a aumentar a compreensão e incrementar a experiência de relacionamentos bem sucedidos, assim como de trabalho em grupo. Nosso enfoque se baseia em simulações sofisticadas que vão rapidamente à raiz dos desafios reais da vida, facilitando as soluções intuitivas. O processo ataca as falhas onde a comunicação precisa se fortalecer, reduz as áreas de fragilidade que possam solapar os esforços e drenar os recursos, estimulando competências e talentos pessoais. Os participantes podem acessar novos meios de pensar e tentar novos comportamentos. Cada programa através do Jogo da Transformação © ou do "Frameworks for Change ®" estimula a troca de idéias e novas percepções. Os participantes também recebem "feedback" precisos, aprendem a abordar situações com responsabilidade e desenvolver ações, passo a passo, para aumentar sua produtividade e eficiência. Nós oferecemos uma variedade de cursos como também conferimos credenciamento e/ou licenças para facilitadores ou consultores liderarem os programas junto aos seus clientes.

Fundação Findhorn

FindhornA Fundação Findhorn é uma comunidade educacional baseada em conceitos espirituais, situada à nordeste da Escócia. É reconhecida internacionalmente pela sua cooperação com a natureza e na promoção do sagrado em tudo o que exista. Não existe ali nenhuma doutrina formal ou credo; todas as maiores religiões do mundo são reconhecidas e honradas como caminhos que levam a Deus. Findhorn atrai pessoas de todas as nacionalidades e tendências que ali vão buscar o aprendizado e a prática dos princípios espirituais e de como levar estes princípios para os seus relacionamentos do dia-a-dia, para o seu trabalho e como os aplicar no planeta Terra.

A Comunidade de Findhorn foi fundada em 1962 por Dorothy Maclean, Eileen Caddy e Peter Caddy numa área reservada para "trailers", a um quilómetro e meio de distância do vilarejo litorâneo de Findhorn. Como parte essencial da fundação foram incluídos os princípios de "ouvir o Deus interior" e "cooperar com a Natureza como uma força de Criação". Aquilo que começou como uma horta, atraiu rapidamente a atenção de indivíduos de diversas partes do mundo, interessados em se centrar no divino e em servir uma visão positiva de futuro. Actualmente, a Comunidade é uma próspera eco-vila com mais de 350 pessoas vivendo e trabalhando juntas. Os princípios que a governam nascem de todas as pessoas que ali moram. Não há professores ou mestres, sendo todos os moradores estimulados a se responsabilizarem por seu estilo de vida.

Fundação Findhorn - SantuárioA Fundação Findhorn também é um centro educacional que oferece uma grande variedade de seminários e cursos. Durante o ano todo, centenas de hóspedes participam da vida comunitária, empenhando-se no seu próprio crescimento pessoal e espiritual. A estadia desses hóspedes pode variar de uma semana até vários meses, dependendo do curso que fizerem; como por exemplo, construir uma comunidade, seminário de liderança ou de artes. A Comunidade de Findhorn também se envolve activamente em projectos ambientais, inclusive investindo em casas ecológicas de vanguarda e em sistemas renováveis de energia. Recentemente, a Fundação Findhorn foi outorgada como uma associação com o Departamento de Informação Pública das Organização das Nações Unidas - ONU.

Há um bom número de organizações e estabelecimentos comerciais que são ou parte ou associados à Fundação e a comunidade maior da Baía de Findhorn. Um número crescente de pessoas tem-se mudado para perto, na mesma área, para se tornar parte da próspera comunidade espiritual e da eco-vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário